Sporting Moncorvo 4-4 Académico

Na Sexta à noite o Académico deslocou-se à sede do concelho, Torre de Moncorvo, ao Pavilhão Municipal, para defrontar o Sporting Moncorvo, em mais uma jornada desta segunda volta do Campeonato Distrital, conseguindo um empate 4-4, numa boa partida de futsal, sempre muito disputada e com respeito mútuo de ambas as partes, dado o conhecimento existente entre os vários intervenientes, aliás como vem sendo apanágio destes encontros nos últimos anos, com o resultado sempre na incerteza até ao apito final.

Na primeira parte, com as duas equipas a respeitarem-se mútuamente, encaixando uma na outra, jogava-se a um ritmo bastante morno e diga-se mais favorável e benéfico às tácticas locais. O Académico atacava mais, conseguindo maior número de oportunidades, falhando depois na sua concretização, mas com muita lentidão na transposição defesa ataque e sem agressividade alguma, fruto das zero faltas. O Sporting limitava-se a praticar o seu habitual jogo, defendendo com os quatro homens nos doze metros, com muita paciência e não dando espaços, para depois explorar o temível contra ataque, sempre na expectativa à espera do erro adversário. E foi o que aconteceu aos treze minutos, de um ressalto de bola ganho à entrada da área, com muita felicidade abrem o marcador, 1-0, vindo ainda a ampliá-lo, 2-0, quase ao atingir o intervalo. Injusto e pesado para as hostes academistas, pelo decurso natural deste período.

Após o descanso, os da casa mantinham o mesmo sitema, defendendo agora ainda mais, tentando gerir e saindo no contra ataque, criando mais perigo dados os maiores espaços criados. O Académico, consegue mudar de atitude, com mais entrega atlética dos seus jogadores, impondo maior ritmo e agressividade ao encontro, reduzindo para 2-1, por 5-Pando, a meio do tempo, voltando assim a entrar no jogo. Mas em mais um erro crasso e um contra ataque dão dois golos sportinguistas, 3-1 e 4-1, a sete minutos do fim. Era mais difícil agora, mas não atiraram logo ali a toalha ao chão os de Carviçais, lançando-se deliberadamente ao ataque, marcando o 4-2, 19-Cunha e atirando de seguida à madeira. Faltavam então escassos três minutos; pedido de desconto para as últimas instruções; tendo já a equipa toda rodada numa clara gestão de esforço por parte do Mister; com o adversário limitado pela sua quinta falta; Acredita-se que é ainda possível dar a volta ao jogo, partindo-se para a pressão alta e constante em todo o campo, conseguindo-se reduzir para 4-3, por 19-Cunha e 4-4, por 7-Zé Carlos, podendo também os locais terem marcado em contra ataques obtidos. Nos segundos finais, pura infelicidade e falta de sorte não nos deixaram dar a volta por completo ao encontro, num merecido e justo empate que teve.

O Académico jogou de início com; 12-Pedro, 10-Bruno, 7-Zé Carlos (1), 5-Pando (1) e 19-Cunha (2); entrando depois 2-Fred, 8-Sérgio, 1-Zé Pedro e 16-Jardel, com 11-Rui Pedro a não ser utilizado.

Restantes resultados da jornada:

Futsal Mirandela - Felgar (7-0)

Torre D. Chama - Pioneiros (2-3)

Benfica Alfândega - Poiares (3-8)

Foz Côa - Sto. Cristo (8-3)

Vila Flor - Carrazeda (4-8)