Pioneiros 1-2 Académico

E como não há duas sem três, lá se ganhou outra vez!... 

O ditado já é velho. E assim foi! No Sábado à noite, com o frio de rachar que se fazia sentir na rua, o Académico deslocou-se a Bragança, ao Pavilhão Municipal, aí com temperatura excelente, fruto do aquecimento que possuí, para defrontar os Pioneiros, vencendo por 1-2, desta vez a contar para o Campeonato Distrital, pois nas duas anteriores fora para a Taça da AFB.

Mais uma vez, condicionados pelo reduzido número de atletas presentes, fruto das suas actividades profissionais; novamente nos apresentamos com sete, dois deles guarda-redes, somente com a substituição do 11-Manuel pelo 9-Nuno André e do 8-Sérgio pelo 10-Bruno, relativamente à última visita a Bragança.

O jogo iniciou com ambas as equipas a respeitarem-se mutuamente, defendendo uma nos 12 metros enquanto a outra atacava e vice versa. E o equilíbrio mantinha-se. A partir dos 10 minutos, voltou tudo ao normal dos jogos anteriores, com os Pioneiros a atacarem mais, actuando em 4-0 e 3-1, na tentaviva de golearem, como teriam anunciado já alguns dos seus atletas durante a semana. O Académico, com os jogadores que tinha, mantinha também a sua táctica dos jogos anteriores, estando agora a diferença nos "engenheiros", pois os outros eram já repetentes, defendendo e preenchendo bem os espaços vazios, saindo depois no contra ataque. Os locais tiveram então as duas melhores oportunidades de golo deste período, desperdiçando, "só a encostar", para fora. O Académico viria a marcar a 2 minutos do intervalo, 0-1, por 9-Nuno André, resultado ao intervalo.

Após o descanso, as tácticas mantinham-se inalteráveis, com os locais a tentarem a todo o custo virar o resultado, jogando também cada vez mais contra o relógio. Os de Carviçais, defendiam bem e criavam agora mais perigo nos contra ataques. A meio deste período, o pioneiro Palito, numa jogada individual consegue arrancar um golo soberbo, igualando a partida, 1-1. Até final o rumo do jogo manteve-se, com o Académico a criar as melhores situações de golo nos seus contra ataques, falhando incrivelmente uma a pouco mais de 2 minutos do fim, em que 9-Nuno André já só com a baliza pela frente consegue atirar ao lado, "era já muito cansaço evidente e falta de discernimento". Mas o melhor ainda estava para vir, quando a 52 segundos do fim se gerou uma confusão dos atletas locais com os árbitros, diga-se com uma actuação no geral positiva, após a marcação de uma falta contra eles, nos 14 ou 15 metros, resulta na expulsão de dois atletas e um dirigente, aproveitando logo da melhor maneira a situação o Académico, que vendo-se a jogar contra três, vai imediatamente para "cima deles" e marca o seu segundo golo, 1-2, por 19-Cunha, a 34 segundos do fim, obtendo assim mais uma preciosa vitória em terreno alheio, somando mais três valiosos pontos que permitem descansar na tabela classificativa.

O Académico jogou de início com; 1-Zé Pedro, 10-Bruno, 7- Zé Carlos, 9-Nuno André (1) e 19-Cunha (1); entrando depois 3-Pica e 12-Pedro.

Restantes resultados da jornada:

Felgar - Poiares (1-7)

Torre D. Chama - Sto. Cristo (9-4)

Sporting Moncorvo - Carrazeda (3-6)

Benfica Alfândega - Vila Flor (2-9)

Futsal Mirandela - Foz Côa (10-1)