Académico 8-7 Pioneiros

No Sábado à noite, o Académico recebeu no seu reduto em Carviçais, os Pioneiros de Bragança, em jogo da 2.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça da AFB, vencendo por 8-7, numa excelente e emocionante partida de futsal, perante o bastante público presente nas bancadas, cerca de 30 pessoas, dado haver grande derby na TV à mesma hora, que certamente não devem ter dado o tempo como perdido, pelo agradável jogo proporcionado.

O Académico, com vantagem na eliminatória, 3-4, trazida de Bragança da 1.ª mão, entrou muito forte no jogo, actuando em rapidíssimos e eficazes contra ataques, traduzidos num claro 5-1 aos nove minutos de jogo, 1-0 e 2-0 por 8-Sérgio, 2-1, reduzem os Pioneiros, 3-1 por 11-Manuel e 4-1 e 5-1 por 5-Pando, acompanhados pelo cúmulo da 5.ª falta, o que viria a influenciar completamente o tempo restante até ao descanso. A partir daí, os visitantes, incrédulos com o desenrolar do encontro, cresceram bastante começando a criar várias oportunidades de perigo junto à baliza dos locais, que agora defendiam como podiam, bem atrás, condicionados pelas faltas que tinham, sofrendo nos últimos 3 minutos o 2-5, 3-5, 4-5 e empate a 5-5, de livre directo. No último minuto também de livre directo, pois também os adversários tinham "conquistado" a 5.ª falta, 10-Bruno eleva para 6-5; intervalo.

Após o descanso, o rumo do jogo em nada se alterou, com os Pioneiros atacando, tentando a todo o custo a reviravolta no jogo e na eliminatória e o Académico a actuar em contra ataque, marcando o 7-5, por 10-Bruno, isto já nos últimos cinco minutos da partida, reduzindo depois para 7-6 e 7-7, os visitantes, já quase no terminus, quando já actuavam com o 5.º homem. A dois segundos e meio do fim, 11-Manuel, sentencia a partida, estabelecendo o resultado final de 8-7, carimbando assim o passaporte para a eliminatória seguinte.

O Académico jogou de início com; 12-Pedro, 7-Zé Carlos, 10-Bruno (2), 8-Sérgio (2) e 11-Manuel (2); entrando depois 5-Pando (2), 19-Cunha, 1-Zé Pedro e 3-Pica, com 4-Cláudio a não ser utilizado.

Restantes resultados da eliminatória:

Felgar - Vila Flor (5-9)

Poiares - Foz Côa (10-7)

Benfica Alfândega - Carrazeda (2-10)

Sporting Moncorvo - Torre D. Chama (7-3)

Futsal Mirandela - Sto. Cristo (6-2)

Equipas apuradas para a fase seguinte: Académico de Carviçais, Vila Flor, Poiares, Carrazeda de Ansiães, Sporting de Moncorvo e Futsal Mirandela, Torre D.Chama e Pioneiros de Bragança, estas duas últimas por repescagem nos melhores eliminados.