Académico 2-5 Futsal Mirandela

No Sábado à noite, o Académico recebeu no seu reduto em Carviçais, o Futsal Mirandela, em jogo em atraso referente à 8.ª jornada do Campeonato Distrital, perdendo por 2-5, numa boa e emotiva partida de futsal, que ficou "manchada" por uma situação muito lamentável e desagradável do dirigente citadino, com as suas questões apresentadas ao nosso Presidente, bastante infelizes e de muito baixo nível, só assim qualificadas, no qual de forma alguma nos revemos; relativamente ao jogo com o Carrazeda que jogamos à sexta-feira com pouco pessoal e com eles ao Sábado, se tinha sido por favorecimento do Académico ou então encomendado pela Associação, pois já no jogo deles com o Sporting tinham tido uma arbitragem muito habilidosa. Ora lamentámos de facto este tipo de discurso e "linguagem bóleira barata", como já na hora transmitimos e agora publicamente:

1.º - Nós sempre estivemos e estaremos no futsal, com todo o desportivismo amador bem vincado, pois aqui não há sequer merenda nem prémios de jogo mas sim vontade e disponibilidade para jogar pela terra, não vivendo obsecados pelas vitórias a todo custo.

2.º - Muito nos orgulhamos disso, de "pequenos", mas muito sérios e respeitadores, exigindo portanto também o mútuo respeito a quem quer que seja por esta nossa instituição, tendo inclusivé também essa ideia relativamente ao Sr. Presidente do FCM.

3.º - De forma alguma nos metam nessa guerra que nós não fazemos parte dela nem estamos de modo algúm interessados em integrá-la.

Crónica ao jogo:

O Académico entrou muito bem na partida, fazendo o 1-0 a meio do período, por 9-Nuno André, seguindo-se depois o empate e 1-2 dos mirandelenses, em duas falhas academistas, resultado assim verificado ao intervalo, muito por culpa do keeper adversário que esteve à altura e à madeira da baliza que não deixou entrar a bola do empate; seria justo.

Após o descanso, os da casa entraram com uma marcação individual ao "cérebro" do jogo adversário, que após uma falha marca o 1-3, tendo que se atacar mais, criando muitas oportunidades, que o guarda-redes conseguiu anular sempre com grande brilhantismo, e mais duas na madeira, constituindo-se talvez como a grande figura do jogo, somente manchada pelos festejos menos aceitáveis e lamentáveis para o público no último golo a onze segundos do fim. Depois do 1-3, as coisas ficaram mais difíceis, com o Académico a não atirar logo ali a toalha ao chão, continuando a atacar na procura da desvantagem, sofrendo, claro, as consequências disso mesmo, de contra ataques adversários bastante perigosos, que 12-Pedro ia conseguindo anular como podia, sofrendo-se o 1-4. Surge depois nos dois minutos finais o 2-4, por 10-Bruno, e aí não deu mais pelas razões já invocadas anteriormente, sofrendo-se ainda a terminar o 2-5 final, numa vitória bem trabalhada pelos forasteiros.

O Académico jogou com; 12-Pedro, 10-Bruno (1), 7-Zé Carlos, 9-Nuno André (1) e 19-Cunha; depois; 16-Jardel, 3-Pica, 6-Nico e 11-Rui Pedro.